Logo - Clínica de Olhos Downtown
Via Whatsapp Via Online Via Chat Acessar site em português Acessar site em português
 
Clínica de Olhos Downtown
clínica especializada em tratamentos  oftalmológicos
 
Unidades
Clique no título de sua escolha para ter acesso as informações.
 
Depoimentos
O Olho

O olho

 

1- CAVIDADES ORBITÁRIAS
As cavidades orbitárias são um par de cavidades ósseas localizadas anteriormente no crânio e que contêm os globos oculares e suas estruturas anexas.

2- PÁLPEBRAS
As pálpebras são pregas de pele e músculo que protegem o olho contra lesões e luz excessiva quando fechadas. Sua porção mais interna participa ainda da importante função de lubrificação do olho.

3- CONJUNTIVA
A conjuntiva é uma fina membrana mucosa que cobre, internamente, as pálpebras (conjuntiva tarsal). Recobre, também, toda a parte branca do olho (conjuntiva bulbar). É uma das principais estruturas responsáveis pela lubrificação do olho.

4- GLÂNDULA LACRIMAL
Pequena glândula localizada parte na pálpebra superior, parte na cavidade orbitária, com a função de produzir as lágrimas que lubrificam constantemente o olho.

5- GLOBO OCULAR
O globo ocular é um órgão de forma esférica que contém as estruturas que participam da capitação e transformação das imagens em impulsos nervosos que chegam até o cérebro.

6- ESCLERA
A esclera é uma estrutura opaca que cobre a maior parte do olho. Forma o chamado "branco dos olhos". Posteriormente, funde-se à proteção externa do nervo óptico e, anteriormente, é contínua à córnea. Internamente à ela, no globo ocular, localizam as estruturas ópticas da visão.

7 - CÓRNEA
A córnea completa anteriormente a formação da camada mais externa do olho onde a esclera é ausente. É a principal estrutura responsável pela refração da luz que entra pelo olho, fazendo parte das estruturas ópticas da visão.

8- ÍRIS
A íris forma a estrutura colorida do olho. É uma membrana fina e contrátil que funciona como um diafragma. Sua abertura central é a pupila, que aumenta ou diminui de tamanho de acordo com a luminosidade.

9- RETINA
A retina é a camada mais interna do olho. Representa sua porção nervosa, onde a imagem é transformada em impulsos nervosos que serão decodificados no cérebro.

10- NERVO ÓPTICO
É a via de saída dos impulsos nervosos do olho para o cérebro. Formado diretamente por prolongamentos que partem da retina.

11- HUMOR AQUOSO
O humor aquoso é o líquido cristalino que preenche a câmara anterior. Fornece nutrientes para a córnea e o cristalino.

12- CRISTALINO
O cristalino é uma lente transparente biconvexa situada entre a íris e o vítreo. É um dos principais componentes do sistema óptico, devido a sua capacidade de alterar seu diâmetro e espessura controlando a focalização da imagem na retina.

13- VÍTREO
O vítreo é um gel transparente que ocupa o espaço entre a lente e a retina. É basicamente uma via de passagem da luz com certo poder de refração.

14- MÚSCULOS EXTRAOCULARES INTRA-ORBITAIS
São seis músculos voluntários responsáveis pela movimentação dos globos oculares de acordo com o campo de visualização desejado pela pessoa.

 
Catarata
Teste on-line
 
 
 
Todos os direitos reservados a Clínica de Olhos Downtown
Fotos: Marcos Hermes      Criação: Izanagi
Clínica de Olhos Downtown
Especializada em oftalmologia